Fisioterapia para bebês e recém-nascidos
- Marli Nicoliche
- 19 de mar. de 2021
- 3 min de leitura

Descubra a importância do diagnóstico precoce quando o bebê precisa de acompanhamento fisioterápico e onde realizar fisioterapia para bebês em Mogi das Cruzes
É comum escutarmos que quanto antes o paciente for diagnosticado e iniciar o tratamento, maiores as chances de sucesso e recuperação. Na fisioterapia para bebês e recém-nascidos essa abordagem é muito importante.
Além do rápido diagnóstico inicial, o acompanhamento fisioterápico do bebê nos primeiros anos de vida auxilia a identificar problemas no desenvolvimento motor, que podem ser tratados e em muitos casos sanados, sem deixar sequelas futuras.
Nesse artigo vamos falar sobre:
Quando o bebê precisa de fisioterapia?
A fisioterapia é indicada para bebês e recém-nascidos que apresentem diagnósticos clínicos de que possam acarretar dificuldade de desenvolvimento motor.

Em alguns casos, essa dificuldade pode se manifestar sem que haja algum diagnóstico prévio. Entre tanto, pacientes com síndrome de Down, paralisia cerebral, crianças prematuras, bebês que tiveram dificuldades severas no parto ou com doenças que afetem o sistema neural, em geral necessitam de acompanhamento desde o início da vida.
Ainda que o acompanhamento fisioterápico possa ser realizado em bebês que não apresentem qualquer indicação de redução motora, o tratamento regular com sessões de fisioterapia para bebês deve ser realizado sob orientação médica.
Vantagens do tratamento fisioterápico precoce em bebês
A fisioterapia tem o papel de auxiliar a evolução regular do sistema motor dos bebês. Quando falamos em atraso do desenvolvimento do sistema motor, estamos na prática trabalhando contra o tempo. Pois o bebê está desenvolvendo dia após dia seus sistemas vitais, sua estrutura corporal e as funções cognitivas.
De uma maneira simplificada, podemos dizer que quanto maior tempo até o ajuste no ritmo de desenvolvimento motor, maior o atraso e consequentemente, maior a dificuldade de tratamento. Em alguns casos, como pacientes com síndrome de Down, por exemplo, o desenvolvimento do sistema motor segue normalmente um ritmo diferenciado. Sendo necessária a realização de atividades específicas de fortalecimento para alcançar uma evolução dentro do esperado para cada idade.
Além disso, sabemos que os bebês são muito espertos e rápidos em aprender e desenvolver mecanismos que contornem algumas dificuldades motoras, fazendo uma adaptação natural. Essas adaptações podem criar barreira ainda maiores no desenvolvimento ou recuperação do sistema motor. Nesse aspecto posso compartilhar uma experiência pessoal.
Um dos meus filhos apresentou dificuldades no desenvolvimento de uma das mãos, associada possivelmente a complicações durante o parto. Na época, o diagnóstico médico foi realizado de maneira tardia e o tratamento fisioterápico foi iniciado quando ele já tinha 4 anos de idade. Nessa idade ele já apresentava um desenvolvimento completo da outra mão e realizava praticamente todas suas a
tividades sem qualquer dificuldade, utilizando apenas uma das mãos. Sendo assim, os estímulos feitos nas seções de fisioterapia eram menos replicados durante seu dia a dia. Dessa forma, os resultados do tratamento foram se demonstrando de maneira mais lenta do que o esperado caso iniciada a fisioterapia enquanto bebê.
Onde fazer fisioterapia para bebês em Mogi das Cruzes
O início do tratamento em muitos recém-nascidos é feito ainda no hospital, de acordo com a necessidade clínica. Após a saída da maternidade, o pediatra indicará a necessidade do tratamento fisioterápico e os pais poderão buscar clínicas ou profissionais especializados para iniciar as sessões.
Em Mogi das Cruzes oferecemos um serviço de fisioterapia para bebês e recém-nascidos em domicílio. O tratamento é realizado no conforto segurança do lar do bebê, podendo ser acompanhado pelos pais. Clique aqui saiba todas as informações sobre esse serviço.

Vantagens da fisioterapia em casa
O atendimento em domicílio possibilita, além do maior conforto e segurança para o bebê e para a família uma integração melhor dos pais no tratamento, principalmente para crianças com poucos meses de vida, onde os estímulos constantes são ainda mais essenciais.
Por outro lado, a realização da fisioterapia para bebês em casa conta com a vantagem do agendamento com horários bem definidos, mantendo a regularidade no tratamento e a rotina da criança e da família.
Protocolos de segurança para COVID-19
Em tempos de pandemia, uma grande vantagem da opção pelo tratamento em casa é a redução da exposição do bebê e da família. Sabemos que alguns tratamentos não podem esperar. Sendo assim, passamos oferecer em Mogi das cruzes a opção de tratamento de fisioterapia para bebês e recém-nascidos em domicílio. Um serviço realizado exclusivamente por mim, cumprindo todas as recomendações de saúde. Inclusive, a disponibilização dos atendimentos foi feita em março de 2021 após minha imunização com a vacina.
Comments